COMISSÃO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS E PAZ/SECRETARIA ESPECIAL EM DEFESA DA HUMANIDADE E PAZ PACTO GLOBAL NAÇÕES UNIDAS - ONU

UNGC – Pacto Global das Nações Unidas

O Pacto Global das Nações Unidas é a iniciativa do Sistema ONU voltada para empresas comprometidas em alinhar suas operações e estratégias com os princípios de direitos humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção.

O Pacto Global visa integrar os princípios de direitos humanos, trabalho decente, meio ambiente e combate à corrupção nas atividades empresariais ao redor do mundo, e catalisar ações em apoio aos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

Para tanto, busca oferecer às empresas participantes a oportunidade de melhorar suas práticas por meio de mecanismos tais como aprendizagem, colaboração, uso de redes locais e parcerias.

A iniciativa conta com mais de 10 mil participantes, incluindo cerca de sete mil empresas em 145 países. No total, 572 empresas brasileiras participam da iniciativa.

 

O Sebrae aderiu ao Pacto Global das Nações Unidas em 2004 com vistas a apoiar e difundir os princípios universais dos direitos humanos, dos direitos do trabalho, da proteção ao meio ambiente e do princípio contra a corrupção em todas as suas formas.

Fonte: Pacto Global e Sebrae.